Onde o profissional de Neuropsicopedagogia pode atuar?

A Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que reúne conhecimentos de pedagogia, psicologia e da neurociência e se dedica aos estudos e cuidados relacionados à aprendizagem humana. Quando a neurociência se alia à educação, cria-se essa nova categoria focada em aperfeiçoar estratégias que facilitam o aprendizado dos estudantes que apresentam transtornos e dificuldades com esse processo, que é realizado por um profissional de Neuropsicopedagogia.

Esse profissional estuda o funcionamento do cérebro, visando entender a performance dele na captação de informações, seleção, memorização e elaboração delas. O objetivo é, a partir desses estudos, promover a reintegração pessoal, social e educacional dos estudantes a partir da identificação, diagnóstico, reabilitação e da prevenção de distúrbios e dificuldades na aprendizagem em diferentes contextos.

Um profissional especializado da área com uma pós-graduação em Neuropsicopedagogia EAD pode atuar em diversos ramos e ambientes. Saiba mais a seguir!

Neuropsicopedagogia Institucional

É a área mais procurada por profissionais com essa formação. Nesse ramo, ele atuará diretamente em instituições de ensino, de educação básica, de nível superior e, até mesmo, em Organizações Não Governamentais (ONGs).

A presença do neuropsicopedagogo nesses ambientes é fundamental para que as escolas e faculdades possam aplicar testes, em conjunto com os professores e responsáveis, que auxiliem no processo de aprendizagem, tornando-o mais eficiente. Além disso, os neuropsicopedagogos também instruem os demais profissionais da educação no acompanhamento desses alunos. 

No setor institucional, o neuropsicopedagogo também pode atuar como professor de crianças surdas ou mudas, realizando o acompanhamento didático especial.

Neuropsicopedagogia Clínica

Nessa área, o profissional irá realizar atendimentos individuais em consultórios ou clínicas, Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS) ou em postos de saúde. Uma de suas intervenções nesses ambientes é no auxílio do desenvolvimento cognitivo de crianças autistas. Nesses casos, eles podem ajudar a desenvolver diversas competências, como a habilidade de raciocínio, resolução de problemas e a forma de se expressar.

Neuropsicopedagogia Hospitalar

Ao trabalhar na ala hospitalar, o neuropsicopedagogo será o responsável por planejar as intervenções e programas terapêuticos para a reabilitação cognitiva dos pacientes. Pessoas acometidas pelas doenças de Alzheimer ou que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) são as mais propensas a receber o atendimento e acompanhamento desse profissional.

Essa é uma das razões pelas quais o profissional desse ramo trabalha com o atendimento individual, visto que o tratamento a ser desenvolvido depende das necessidades de cada paciente e da área cerebral afetada. Independentemente do caso, o objetivo final do neuropsicopedagogo que trabalha no ramo hospitalar é oferecer aos pacientes uma vida com mais autonomia e bem-estar.

Conheça também os cursos de pós-graduação em Psicopedagogia EAD e pós-graduação em Educação Especial EAD.

Compartilhar:
Navegue pelo conteúdo
Índice
Posts relacionados

Onde o profissional de Neuropsicopedagogia pode atuar?

Índice
Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar

Pular para o conteúdo