Confira alguns exercícios que ‘fortalecem’ esse órgão
– Pratique atividade física: nosso cérebro cresce à medida que nos exercitamos. A atividade física aumenta as sinapses, cria mais conexões dentro do cérebro e ajuda na formação de células extras.
– Pratique a memorização em movimento: se você tentar decorar algo enquanto se movimenta, é muito mais provável que a informação seja retida.
– Alimentação também ajuda: cerca de 20% do açúcar e da energia que você consome vão para o cérebro, fazendo com que a função cerebral dependa dos níveis de glicose. Existem mais de 100 trilhões de bactérias no sistema digestivo humano, que se conectam com o cérebro pelo eixo intestino-cérebro. E o equilíbrio desses micróbios é fundamental para o bem-estar da mente. Uma dieta variada e saudável ajuda a manter essas bactérias em sincronia e o cérebro saudável.
– Relaxe: a ansiedade prolongada e os altos níveis de estresse desconfortável são realmente tóxicos para o cérebro. É importante, portanto, que a gente aprenda a “desligar” de vez em quando, para permitir que essa parte do cérebro descanse.
– Desafie você mesmo: atividades como aulas de arte ou cursos de idioma aumentam a flexibilidade do cérebro.
– Ouça música: pesquisas indicam que a música estimula o cérebro de um jeito muito peculiar. A música pode melhorar a cognição geral.
– Durma bem: todo mundo sabe que o sono é importante. Com menos de cinco horas de sono, você não fica tão forte mentalmente. Idealmente, durma em um quarto escuro e acorde com luz natural, que vá aumentando gradualmente;
– Faça palavras cruzadas: preencher esse joguinho é um passatempo muito eficaz para o uso da memória e o enriquecimento do vocabulário;
– Use a mão contrária: para se vestir, comer, escovar os dentes. Usar a mão contrária força áreas diferentes do cérebro a trabalharem; experimente;
– Leia um texto através do espelho: treine seu cérebro para ler de uma maneira diferente;
– Faça contas à moda antiga: esqueça a calculadora, faça contas utilizando papel e caneta;
– Aposte em jogos de tabuleiro como damas ou xadrez: os jogos de tabuleiro desenvolvem o raciocínio devido à questão da estratégia e são indicados para todas as idades.
– Estude: aprender algo novo, em qualquer idade da vida, incentiva o nosso cérebro a funcionar cada vez melhor. Por isso, invista em uma pós-graduação do Centro Universitário Faveni: oferecemos mais de 1.000 cursos, acesse e saiba mais!