EDUCAÇÃO ESPECIAL – LICENCIATURA EAD
Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
O curso tem como objetivo geral formar o licenciado em Educação Especial voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino, atento aos princípios éticos que regem a vida societária e sua atividade profissional, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, sociais e profissionais necessárias a uma atuação crítica e comprometimento com o próprio desenvolvimento profissional, em atendimento às demandas loco regionais e nacional.
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura EAD » EDUCAÇÃO ESPECIAL – LICENCIATURA EAD
Objetivos do Curso
Objetivo Geral
Objetiva-se que o egresso adquira competências e habilidades para desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a promoção de processos de aprendizagem pautados no desenvolvimento humano e nos processos educativos alicerçados no entrelaçamento da teoria e prática.
O Curso de Graduação em Educação Especial foi concebido com intenção de preparar o profissional do magistério para atender as demandas de uma sociedade permeada por tecnologias, considerando a interculturalidade, a diversidade e a inclusão, utilizando-se da criatividade e da inovação, a fim de construir cenários voltadas à democracia, a autonomia e ao desenvolvimento da sociedade na qual está inserido.
Este profissional deve ter familiaridade com os recursos tecnológicos, as metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.
O curso está estruturado para formar profissionais agentes de mudanças e desenvolvimento, com forte comprometimento com os valores éticos, para atuar de maneira responsável e solidária, comprometido com o desenvolvimento humano, a inovação, a consciência ambiental e o direito à educação da pessoa com deficiência. Assim, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. E é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
São objetivos específicos do Curso de Graduação em Educação Especial, licenciatura:
Assegurar a articulação entre o ensino, iniciação científica e extensão, garantindo um formação que leve a construção do perfil almejado;
Ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular de forma integrada;
Formar profissionais para a educação especial por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à inclusão do aluno com necessidades educativas específicas;
Fundamentar a prática pedagógica com os subsídios teóricometodológicos necessários para o processo de inclusão na perspectiva da educação especial;
Analisar os aspectos teóricos e metodológicos da Educação Especial e Inclusão no sistema educacional brasileiro;
Discutir, avaliar e contribuir com os documentos e legislações internacionais e nacionais que implementam as políticas públicas da educação especial
Conhecer as necessidades educacionais da pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e como ocorre o atendimento educacional especializado; contribuindo com o desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento na área da Educação Especial;
Contribuir na promoção da inclusão da pessoa com necessidades educacionais específicas por meio das tecnologias assistivas
Fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;
Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.
Desenvolver no egresso a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como dar prosseguimento aos estudos em cursos de pós-graduação.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
Perfil Profissional do Egresso, Competências e Habilidades
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
1º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | |
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 20 | |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 40 | |
SUSTENTABILIDADE | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 100 | |
TOTAL | 340 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 40 |
2º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | |
PSICOMOTRICIDADE | 40 | |
NEUROFISIOLOGIA | 60 | |
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 40 | |
SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES | 60 | |
PSICOPEDAGOGIA | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 100 | |
TOTAL | 380 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 38 |
3º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ACESSIBILIDADE | 40 | |
DIDÁTICA | 60 | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL | 60 | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA | 60 | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA | 60 | |
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 100 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 42 |
4º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | |
METODOLOGIAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 | |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 40 | |
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL | 40 | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | 100 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 42 |
5º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
COTIDIANO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | 60 | |
ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA | 80 | |
ENTRETENIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 60 | |
PENSAMENTO, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO | 40 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL I | 100 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V | 42 |
6º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 80 | |
ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA | 60 | |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | |
ENSINO DE MATEMÁTICA | 60 | |
ENSINO DE ARTES | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL I | 100 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI | 42 |
7º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 60 | |
CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO ESPECIAL | 60 | |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 40 | |
ATELIER PEDAGÓGICO E EDUCAÇÃO ESPECIAL | 60 | |
ELETIVA I – MUNDO DO TRABALHO, PARCERIAS E REDES DE APOIO NA INCLUSÃO ESCOLA | 60 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL III | 60 | |
TOTAL | 440 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII | 44 |
8º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) | 60 | |
PSICOFARMACOLOGIA | 60 | |
ELETIVA II – INOVAÇÃO EDUCACIONAL | 60 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 60 | |
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL IV | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 40 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3.340 |
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Funcionamento
Outras Informações
Investimento
Preço
Outros Cursos
Fale Conosco
Desconto
- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!