HISTÓRIA – LICENCIATURA EAD
O Licenciado em História deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da História, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de História e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Diferenciar períodos, conceitos e possuir um arcabouço teórico suficiente para o início da docencia como também a possibilidade vislumbrar uma vida acadêmica e de pesquisa. Adquirir conhecimentos suficientes para, como profissional da Hitória, participar eticamente da sociedade, buscando uma sociedade mais justa.
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura EAD » HISTÓRIA – LICENCIATURA EAD
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em História tem como objetivo geral proporcionar ao licenciado, reconhecer e utilizar os conhecimentos metodológicos e científicos desenvolvidos pela História ao longo do tempo, buscando entender o desenvolvimento do processo histórico como também estimular a busca, a amplificação, o aprimoramento e a divulgação desse conhecimento. Reconhecer e utilizar os saberes e habilidades didático-pedagógicos para o ensino da disciplina História, conhecimentos e habilidades necessárias para sua atuação como professor de História em diferentes instituições e espaços educativos. Pensar a docência em História como uma forma de produção de conhecimento.
Objetivos Específicos
Adotar princípios, conceitos e metodologias de uma Escola Humanista;
Reconhecer e utilizar os procedimentos, conceitos, teorias e metodologias desenvolvidos pela historiografia ao longo do tempo.
Viabilizar o acesso e a devida análise das fontes históricas disponíveis ao historiador, desde as mais clássicas como documentos oficiais, registros, atas, certidões, mas também os vestígios culturais do passado (tradições, músicas, arte, literatura, religiosidade etc.).
Desenvolver as devidas críticas aos documentos históricos, sejam as críticas internas (como, quando e porque o documento foi criado), mas também a crítica externa, ou seja, como essa fonte histórica foi utilizada, interpretada, reconhecida no mento de sua criação e historicamente.
Dominar os diferentes períodos históricos, tendo consciências dos elementos que o caracterizam e tensionam, visando uma análise mais pontual, tópica, como também em longa duração, abordando um período mais longo ou as transições de um período ao outro.
Ofício do historiador como uma forma de participação e contribuição para o entendimento da sociedade, seja para entender as origens históricas das questões do tempo presente, como também para auxiliar na interpretação do tempo presente.
Estimular a percepção e a relação presente-passado, ou seja, permitir aos alunos de história e futuro profissional/pesquisador/professor entender que é no presente que se desenvolve a leitura/interpretação do passado, que é mergulhado no presente que buscamos entender o passado.
Perceber-se como parte integrante do presente e herdeiro do passado. Reconhecer que todos temos direito a uma história, que cidadania também é buscar uma origem, uma afirmação social e pessoal, buscando caminhos para o entendimento para uma sociedade e uma consciência mais humana.
Refletir e propor relação entre a história e outras áreas do conhecimento, buscado uma formação mais abrangente, com mais possibilidades de pesquisa, debates e análises.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto na produção textual, como na habilidade de leitura e apresentação de temas históricos, por meio das disciplinas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Reconhecer e utilizar e respeitar a documentação ofical vigente no programa educacional brasilerio, adequando o conhecimento histórico à necessidade e especificidade das diferentes modalidades de ensino.
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
Transformar o aluno do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI de espectador em agente transformador da realidade social.
Dessa forma, os objetivos gerais e específicos do Curso de Licenciatura em História demonstram sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Licenciatura em História, ao perfil do egresso, a estrutura curricular, ao contexto educacional, às características locais e regionais e às novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
1º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
INTRODUÇÃO AO EAD | 60 | |
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 60 | |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 60 | |
PRODUÇÃO DE TEXTO, PERCEPÇÃO LÓGICA E CRIATIVA | 60 | |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | |
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 | |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS | 100 | |
TOTAL | 520 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 52 |
2º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60 | |
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 | |
TECNOCULTURA | 60 | |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 60 | |
SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO | 60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 40 |
3º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 | |
LABORATÓRIO DE PESQUISA – FONTES DOCUMENTAIS | 60 | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 40 |
4º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
HISTORIOGRAFIA GERAL I | 60 | |
HISTÓRIA DO BRASIL I | 60 | |
HISTÓRIA ANTIGA | 60 | |
ARQUEOLOGIA | 60 | |
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DA HISTÓRIA | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 40 |
5º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
HISTORIOGRAFIA GERAL II | 60 | |
HISTÓRIA MEDIEVAL I | 60 | |
HISTÓRIA DO BRASIL II | 60 | |
ESTUDO DA POPULAÇÃO E ESPAÇO | 60 | |
INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V | 42 |
6º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
HISTÓRIA MEDIEVAL II | 60 | |
HISTÓRIA DA ARTE | 60 | |
HISTÓRIA DA AMÉRICA I | 60 | |
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO | 100 | |
ELETIVA I – MUNDO DO TRABALHO, PARCERIAS E INOVAÇÕES NA ÁREA DE HISTÓRIA | 40 | |
TOTAL | 380 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI | 42 |
7º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E MUSEOLOGIA | 60 | |
HISTÓRIA MODERNA | 60 | |
HISTÓRIA DA AMÉRICA II | 60 | |
TEORIA DA HISTÓRIA | 60 | |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 60 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL | 100 | |
TOTAL | 460 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII | 46 |
8º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA | 60 | |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II | 60 | |
ABORDAGENS DE ENSINO E PESQUISA DE HISTÓRIA E PRÁTICAS INOVADORAS | 60 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO | 100 | |
ELETIVA II – INOVAÇÃO EDUCACIONAL | 40 | |
TOTAL | 460 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII | 56 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 | |
ATIVIDADES CURRICULARIZADAS DE EXTENSÃO | 344 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3.440 |
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Funcionamento
Titulação Acadêmica
A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do Prof. Dr. André, Dela Vale, formado em História (Unimep-2003), com Mestrado em Educação (Unimep-2006), tendo como temática a investigação da História da Literatura Infantil no Brasil e Doutorado em Educação (Unimep-2016), investigando a Relação entre a História-Arte-Educação, tendo como foco a experiência Barroca europeia e a experiência barroca no Brasil.
Outras Informações
Investimento
Preço
Outros Cursos
Fale Conosco
Desconto
- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!