Indique amigos 0800 591 0700
Home Dicas Você sabe quais são os benefícios da amizade na sua vida?

Você sabe quais são os benefícios da amizade na sua vida?

Ter com quem contar é muito importante

Celebrar a amizade é uma maneira muito eficiente de manter a saúde e de ter bons relacionamentos ao longo da vida. Os benefícios da amizade vão além do companheirismo e apoio: ter amigos ajuda a reduzir o stress, nos torna mais otimistas, felizes e saudáveis.

Ter amigos melhora a saúde como um todo: em 2010, estudos da Harvard concluíram que fortes laços de amizade mantém a saúde cerebral conforme envelhecemos. Outra pesquisa com 15 mil pessoas acima dos 50 anos mostrou que a memória dos socialmente ativos era melhor do que entre os mais solitários.

Em um estudo que durou seis anos com 736 suecos de meia-idade, ficou comprovado que a falta de amizade é tão perigosa quanto fumar quando se trata dos riscos de sofrer um ataque cardíaco.

Além de ter amigos e encontrá-los apenas aos fins de semana, é importante que você crie laços de amizade no trabalho. Um estudo revelou que apenas 30% dos empregados possuem um grande amigo no escritório. Mas estes se dedicam mais ao emprego, são mais simpáticos com os clientes, produzem melhores projetos e ainda têm menos chance de se machucarem no dia a dia.

Outro estudo, conduzido pelos especialistas do MIT, nos Estados Unidos, mostrou que até mesmo pequenas doses de interação social podem causar grandes ganhos na produtividade.

A amizade no trabalho pode ser fundamental para o seu sucesso e produtividade. Ter relações múltiplas – a maioria delas cultivada com colegas que acabam se tornando amigos – aumenta de forma significativa a produtividade dos funcionários.

Além disso, funcionários que são amigos próximos relataram estar de bom humor de forma mais frequente, o que pode impactar diretamente um melhor desempenho.

Uma das razões é que as pessoas buscam em seu dia a dia, antes de tudo, conselhos. Se você tem amigos na empresa, é mais fácil pedir ajuda sem aquele medo de ser julgado ou visto como um funcionário ruim.

É importante, no entanto, como em todas as outras relações, ter equilíbrio. Conversas paralelas e muito íntimas no ambiente de trabalho podem atrapalhar o rendimento e a concentração, comprometendo o resultado do trabalho.

Quer melhorar o ambiente onde trabalha? Invista no bem estar dos colaboradores.

O curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos do Centro Universitário Faveni tem como objetivo enriquecer os quadros funcionais das empresas, potencializando os talentos dos seus colaboradores ao levar em consideração suas aptidões para a formação de equipes e atuar no desenvolvimento de suas competências.

Saiba mais, matricule-se já!

Gostou? Compartilhe nosso conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Navegue pelo conteúdo