Qual é o papel do EaD na democratização do ensino superior?

Qual é o papel do EaD na democratização do ensino superior? | Foto de uma mesa com um livro, um globo em cima vestindo um capelo | UNIFAVENI

Já se pegou pensando em mudar seu futuro através da educação, conquistando o mercado de trabalho e construindo uma carreira de sucesso? Esse sonho pode se tornar real, principalmente com o importante papel do EaD na democratização do ensino superior.

Muitos brasileiros, que antes tinham o sonho distante de fazer graduação EaD em 2025, veem uma oportunidade com o crescimento dos cursos a distância. Está pensando em mudar seu futuro começando uma faculdade? Então venha entender como o EaD e a UNIFAVENI podem te ajudar nesse processo.

Acessibilidade: educação para todos

Muitos se perguntam como a EaD facilita o acesso ao ensino superior e uma das principais maneiras é garantir a acessibilidade para todos. Dados divulgados pelo Enade e pelo Censo Inep, no ano de 2022, mostram que 54% dos alunos EaD pertencem à classe C e 86% fizerem ensino médio na rede pública, o que comprova que a faculdade não é mais exclusividade de pessoas de classe média e alta, com mais poder aquisitivo.

Hoje em dia, o ensino a distância permite que qualquer aluno que consiga acesso a internet e um aparelho eletrônico, independente se for emprestado ou compartilhado, possa estudar e ter uma oportunidade melhor no futuro. 

Além disso, uma comparação de custos na graduação EaD e na graduação presencial mostra que o ensino a distância é mais barato, já que a mensalidade é acessível e não tem a necessidade de gastar com deslocamento e alimentação. 

A UNIFAVENI entende essa necessidade e luta pela democratização do ensino superior, oferecendo um preço acessível para que todos possam ter acesso a um ensino de excelência, focado em desenvolver as habilidades mais importantes para ingressar no mercado de trabalho e melhorar a sua qualidade de vida.

Flexibilidade: conciliando os estudos com a rotina

O acesso ao ensino superior através da EaD também é facilitado graças à flexibilidade que esse modelo de ensino oferece. Estudar sem a necessidade do deslocamento possibilita que o aluno concilie estudos, vida pessoal e até mesmo um trabalho para conseguir uma renda extra.  

A mesma pesquisa do Enade e do Censo Inep  mostrou que 64% dos estudantes do EaD são mães, e 76% trabalham enquanto estudam. Para esses alunos, a flexibilidade de uma graduação EaD é muito importante. 

Com UNIFAVENI a flexibilidade é assunto importante. Por isso, todos os cursos tem uma grade curricular com horários flexíveis, permitindo que você estude de onde quiser e quando puder. Mas, se precisar de um apoio presencial pode contar com um dos mais de 300 polos educacionais espalhados pelo país.

Qual é o papel do EaD na democratização do ensino superior? | Foto de jovem assistindo aula online e fazendo anotações | UNIFAVENI
A flexibilidade de poder conciliar estudos com a rotina é uma das principais vantagens da faculdade EaD

Inclusão digital: superando as barreiras geográficas

O impacto da EaD na democratização do ensino superior é tão impressionante que supera qualquer barreira geográfica. A inclusão digital é o principal sucesso do ensino a distância, já que ele permite que pessoas que moram em regiões distantes, onde não tem faculdades e um acesso limitado, possam começar a estudar no ensino superior. 

Com a internet, é possível que estudantes de qualquer canto do país se conectem para estudar em uma graduação online, eliminando barreiras geográficas que antes impediam o acesso ao conhecimento.

Hoje em dia é possível conseguir acesso a internet não só em casa, mas em bibliotecas públicas, lan houses, coworking gratuitos, cafés, shoppings ou na casa de familiares. Com acesso a internet e um aparelho digital você consegue estudar com qualidade no ensino à distância

Entendendo a importância da inclusão digital, a UNIFAVENI disponibiliza mais de 300 polos presenciais espalhados pelo Brasil com infraestrutura tecnológica, para que o aluno possa estudar em um ambiente adequado e ter sucesso em sua jornada acadêmica.

A UNIFAVENI defende a importância do EaD na democratização do ensino superior

É incrível como a EaD contribui para a democratização do ensino, não é mesmo? E a UNIFAVENI contribui com esse processo, possibilitando a acessibilidade e superando as barreiras geográficas, com a flexibilidade do ensino a distância.  

Para isso, a UNIFAVENI oferece um ensino de alta qualidade, com cursos que têm nota máxima pelo MEC e uma grade curricular alinhada com as necessidades do mercado de trabalho. 

Assim, você pode estudar em uma faculdade de excelência, que vai te ofertar o apoio pedagógico que você precisa para superar todos os desafios dessa jornada e conquistar seus sonhos através da educação.

Compartilhar:

Qual é o papel do EaD na democratização do ensino superior?

Qual é o papel do EaD na democratização do ensino superior? | Foto de uma mesa com um livro, um globo em cima vestindo um capelo | UNIFAVENI
Índice
Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar