Os benefícios da Amizade na sua vida

Ter com quem contar é muito importante

Celebrar a amizade é uma maneira muito eficiente de manter a saúde e de ter bons relacionamentos ao longo da vida. Os benefícios da amizade vão além do companheirismo e apoio: ter amigos ajuda a reduzir o stress, nos torna mais otimistas, felizes e saudáveis.

Ter amigos melhora a saúde como um todo: em 2010, estudos da Harvard concluíram que fortes laços de amizade mantém a saúde cerebral conforme envelhecemos. Outra pesquisa com 15 mil pessoas acima dos 50 anos mostrou que a memória dos socialmente ativos era melhor do que entre os mais solitários.

Em um estudo que durou seis anos com 736 suecos de meia-idade, ficou comprovado que a falta de amizade é tão perigosa quanto fumar quando se trata dos riscos de sofrer um ataque cardíaco.

Além de ter amigos e encontrá-los apenas aos fins de semana, é importante que você crie laços de amizade no trabalho. Um estudo revelou que apenas 30% dos empregados possuem um grande amigo no escritório. Mas estes se dedicam mais ao emprego, são mais simpáticos com os clientes, produzem melhores projetos e ainda têm menos chance de se machucarem no dia a dia.

Outro estudo, conduzido pelos especialistas do MIT, nos Estados Unidos, mostrou que até mesmo pequenas doses de interação social podem causar grandes ganhos na produtividade.

A amizade no trabalho pode ser fundamental para o seu sucesso e produtividade. Ter relações múltiplas – a maioria delas cultivada com colegas que acabam se tornando amigos – aumenta de forma significativa a produtividade dos funcionários.

Além disso, funcionários que são amigos próximos relataram estar de bom humor de forma mais frequente, o que pode impactar diretamente um melhor desempenho.

Uma das razões é que as pessoas buscam em seu dia a dia, antes de tudo, conselhos. Se você tem amigos na empresa, é mais fácil pedir ajuda sem aquele medo de ser julgado ou visto como um funcionário ruim.

É importante, no entanto, como em todas as outras relações, ter equilíbrio. Conversas paralelas e muito íntimas no ambiente de trabalho podem atrapalhar o rendimento e a concentração, comprometendo o resultado do trabalho.

Quer melhorar o ambiente onde trabalha? Invista no bem estar dos colaboradores.

O curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos do Centro Universitário Faveni tem como objetivo enriquecer os quadros funcionais das empresas, potencializando os talentos dos seus colaboradores ao levar em consideração suas aptidões para a formação de equipes e atuar no desenvolvimento de suas competências.

Saiba mais, matricule-se já!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar