Ter com quem contar é muito importante
Celebrar a amizade é uma maneira muito eficiente de manter a saúde e de ter bons relacionamentos ao longo da vida. Os benefícios da amizade vão além do companheirismo e apoio: ter amigos ajuda a reduzir o stress, nos torna mais otimistas, felizes e saudáveis.
Ter amigos melhora a saúde como um todo: em 2010, estudos da Harvard concluíram que fortes laços de amizade mantém a saúde cerebral conforme envelhecemos. Outra pesquisa com 15 mil pessoas acima dos 50 anos mostrou que a memória dos socialmente ativos era melhor do que entre os mais solitários.
Em um estudo que durou seis anos com 736 suecos de meia-idade, ficou comprovado que a falta de amizade é tão perigosa quanto fumar quando se trata dos riscos de sofrer um ataque cardíaco.
Além de ter amigos e encontrá-los apenas aos fins de semana, é importante que você crie laços de amizade no trabalho. Um estudo revelou que apenas 30% dos empregados possuem um grande amigo no escritório. Mas estes se dedicam mais ao emprego, são mais simpáticos com os clientes, produzem melhores projetos e ainda têm menos chance de se machucarem no dia a dia.
Outro estudo, conduzido pelos especialistas do MIT, nos Estados Unidos, mostrou que até mesmo pequenas doses de interação social podem causar grandes ganhos na produtividade.
A amizade no trabalho pode ser fundamental para o seu sucesso e produtividade. Ter relações múltiplas – a maioria delas cultivada com colegas que acabam se tornando amigos – aumenta de forma significativa a produtividade dos funcionários.
Além disso, funcionários que são amigos próximos relataram estar de bom humor de forma mais frequente, o que pode impactar diretamente um melhor desempenho.
Uma das razões é que as pessoas buscam em seu dia a dia, antes de tudo, conselhos. Se você tem amigos na empresa, é mais fácil pedir ajuda sem aquele medo de ser julgado ou visto como um funcionário ruim.
É importante, no entanto, como em todas as outras relações, ter equilíbrio. Conversas paralelas e muito íntimas no ambiente de trabalho podem atrapalhar o rendimento e a concentração, comprometendo o resultado do trabalho.
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