Desenvolva elas no presente

Você sabe quais habilidades serão exigidas do profissional do futuro? Segundo especialistas, de forma geral, algumas tendências comportamentais marcarão o perfil procurado de profissionais no futuro.

O profissional do futuro precisa ser uma ótima pessoa em desaprender. Isso significa que, já hoje, mas no futuro ainda mais, precisa ser capaz de romper com suas verdades, para aprender o que for necessário de acordo com cada momento.

Estamos inseridos em ambientes cada vez mais complexos e ambíguos. Nesse cenário de incertezas e alta velocidade, a adaptabilidade das pessoas precisa ser grande. A transição para a valorização do perfil do profissional do futuro já ocorre e a tendência é que seja cada vez mais veloz. Para encontrar e manter um bom emprego, é fundamental investir em você mesmo.

Essas habilidades são:

  • aprender rapidamente: ter a capacidade de entender e absorver conceitos de maneira rápida e eficiente é um diferencial muito importante;
  • comunicar-se com transparência: ao perceber algo errado, improdutivo ou que poderia ser melhorado, o profissional consegue explicar com clareza qual o problema;
  • ser vulnerável: tentar ser um profissional sem pontos fracos é uma tarefa executada por máquinas. Reconhecer as vulnerabilidades é fundamental para o desenvolvimento humano e profissional;
  • avaliar cenários: observar o meio ao seu redor, os colegas e as tarefas que eles desempenham ajuda muito na organização e no aprendizado;
  • fazer boas perguntas (“ao invés de ter muitas respostas”): querer aprender sempre mais, se propor a aprender e entender os processos da empresa, do mercado de trabalho e da sociedade como um todo diferenciam o profissional e trazem mais oportunidades para ele.

Focadas no comportamento humano, tais tendências serão muito utilizadas em diferentes áreas de atuação e mercados. A adaptabilidade dos profissionais precisa ser grande.

Inserido ou não no mercado, vale a pena investir em oportunidades de desenvolvimento em relação às competências que se tornam cada vez mais valiosas.

A notícia boa é que essas habilidades podem ser aprendidas, desenvolvidas e aprimoradas. Com foco e dedicação, as pessoas de idades diferentes e profissionais de áreas diferentes conseguem absorver os conhecimentos requisitados para fazer diferença no mercado de trabalho do futuro.

O Centro Universitário Unifaveni oferece mais de 900 cursos de pós-graduação a distância que, além de terem a mesma validade que um curso presencial, ainda ajudam você a desenvolver as habilidades que o mercado busca. Você pode estudar onde estiver, quando puder, sem se preocupar com transporte e mobilidade, por exemplo.

Seja o profissional do futuro hoje mesmo! Saiba mais sobre os nossos cursos e escolha o melhor para você!   

agencia