Quem faz graduação EAD ou presencial em engenharia, sabe que possui um leque de opções profissionais para seguir enquanto você está cursando esse tipo de disciplina e muito mais opções após sua formação acadêmica oficial. Dentre vários nichos dentro da engenharia, a de produção é uma área multidisciplinar que utiliza técnicas de gestão, ciências e engenharia para otimizar processos produtivos.
Durante esse tipo de curso, geralmente os alunos estudam disciplinas relacionadas à ciências exatas como: matemática, física, química, administração, informática, economia, qualidade, logística entre outras. Esse conteúdo de parte mais teórica é complementado com atividades práticas em laboratórios e alguns projetos integrados que buscam simular situações reais dentro do mercado de trabalho.
Ou seja, muitas pessoas que cursam esse tipo de graduação acabam trabalhando em empresas metalúrgicas e grandes montadoras, o que faz com que todas as aulas práticas façam mais sentido. Se você está pensando em cursar esse tipo de Graduação à Distância ou presencial, saiba mais sobre o curso a seguir:
Como funciona a graduação em engenharia de produção?
Segundo diretrizes definidas pelo Ministério da Educação, todos os cursos dentro da engenharia precisam ser compostos por núcleos de conteúdos básicos, específicos e profissionalizantes, seja um tecnólogo EAD ou bacharelado. A graduação em engenharia de produção faz com que o aluno por sua disciplinas básicas como cálculo e depois disso vai partir para as suas específicas matérias da área de produção como logística controle de produção e suprimentos.
Independente da especialização de engenharia que você escolher, a obtenção de qualquer diploma está condicionada a produção do trabalho de conclusão de curso e o estágio supervisionado obrigatório, que precisa de no mínimo 160 horas.
A duração em média desse tipo de curso seja em uma graduação presencial ou bacharel à distância é de cinco anos, um bom período para que o estudante se desenvolva nas modalidades escolhidas e realize atividades focadas na engenharia de produção.
O que se aprende nessa faculdade?
O curso de engenharia de produção possui como objetivo principal formar profissionais capazes de gerenciar processos produtivos de forma eficiente e também sustentável, além de aumentar a produtividade e reduzir custos mantendo a qualidade de produtos e serviços oferecidos por diversas empresas. No decorrer do curso, os estudantes de engenharia aprendem disciplinas como: matemática, física, química, administração, informática, economia, logística e qualidade.
Além de tudo isso, usa acadêmicos são capacitados em áreas como gestão de projetos, gestão de pessoas, gestão de produção, inovação, gestão financeira e empreendedorismo além de muitas outras. Com esse conhecimento vasto que acabam aprendendo na graduação, os engenheiros formados podem atuar em diferentes áreas, desde indústrias de diversos setores até empresas de tecnologia ou instituições financeiras.
Grades profissionalizantes obrigatórias
Os conteúdos profissionalizantes dentro da graduação em engenharia de produção são obrigatórios em pelo menos 15% da grade do curso. Ao todo, são aplicados 13 tópicos, que são: engenharia de produto, ergonomia e segurança no trabalho, estratégia e organização, gestão ambiental, gestão econômica, gestão de tecnologia, gerência de produção, pesquisa operacional, modelagem, análise e simulação de sistemas, processos de fabricação, qualidade sistemas de informação, além de transporte e logística.
Dependendo da instituição de ensino escolhida, ela é livre para propor os conteúdos específicos restantes com extensões, além de aprofundamentos da parte profissionalizante.
Conte com UNIFAVENI
Somos uma instituição de ensino especializada em graduações a distância, o que gera praticidade e mais organização na rotina de muitos estudantes que possuem uma vida mais corrida.
Se você está pensando em iniciar sua vida acadêmica com o curso de engenharia de produção, dentre tantos outros que temos disponíveis para você, entre em contato conosco e garanta muito mais sucesso no mercado de trabalho com novas formações, melhorando o seu currículo profissional.