Consumidor possui direitos

O Código de Defesa do Consumidor completou 30 anos em 2020 e trouxe muitas mudanças nas relações entre consumidores e fornecedores de serviços e/ou produtos.

A lei define responsabilidades para reparação de danos causados, mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo e estabelece novos tipos de crimes e punições para quem não segue a lei.

Você sabia que, por exemplo, é possível trocar um produto com defeito por um produto novo ou ainda ter o dinheiro de volta? Isso também vale para as compras pela internet. Confira algumas dicas para fazer compras seguras:

Proteja o que você faz online

Sem uma navegação privada adequada, seus dados podem ser coletados para fins lucrativos ou fraudes. A maioria dos navegadores tem um modo de navegação privada. No entanto, isso não vai esconder seu histórico do provedor de internet, do seu empregador ou dos sites que você visita, o que te deixa ainda vulnerável. Há opções como a conexão via VPN (rede virtual privada), que vai te redirecionar para outro servidor e criptografar seu tráfego na web. Aposte em uma dessas conexões.

Impeça que entrem nos seus perfis

Crie senhas difíceis de serem adivinhadas e fuja do óbvio, como datas de aniversário. A dica dos especialistas para proteger seus logins de redes sociais é habilitar a autenticação em duas etapas. Esse processo adiciona segurança ao seu login, exigindo que você insira um código gerado especialmente para ter acesso ao sistema. Facebook, Twitter e LinkedIn estão entre as redes sociais que oferecem esse serviço.

Acesse sites confiáveis

Antes de efetuar compras em sites pela internet, verifique se esse site é confiável. Uma dica é pesquisar pelo nome do site e ver se há resultados sobre reclamações e outros problemas. Seja muito cuidadoso ao colocar os dados do cartão de crédito em sites desconhecidos.

Limite os dados que seu celular pode acessar

Verifique as permissões de cada aplicativo no seu celular e decida se vale a pena.

Você provavelmente já concedeu permissões a aplicativos que você nem percebeu. Isso pode significar que o aplicativo é capaz de usar seu microfone, ler seus textos e até mesmo ouvir seus telefonemas.

Entenda as consequências de ter uma rede social

Esteja ciente de quais são os termos e condições de uso de suas contas nas redes sociais.

Há diversos termos complicados lá, que basicamente se resumem ao fato de que as plataformas se apropriam dos conteúdos das suas postagens quando são publicados.

Formar profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho, descrever sobre a as legislações, direitos e deveres dos consumidores são alguns objetivos do curso de pós-graduação em Direito do Consumidor do Centro Universitário Unifaveni.

Use as redes sociais e navegue na internet, mas tenha cautela com o que compartilha.

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos.

agencia