FÍSICA – LICENCIATURA EAD

O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.

O Licenciado em Física do UNIFAVENI estará habilitado a lecionar disciplinas da área de Física, na Educação Básica, no Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante em instituições públicas ou privadas, para jovens e adultos. Para isso, é essencial possuir formação nos conteúdos de Física e nos conteúdos pedagógicos que permitam atualização, criação e adaptação de metodologias de apropriação do conhecimento científico, desenvolvendo o papel de físico interdisciplinar e físico-educador, conforme preconiza o Parecer nº 1304/2001- CNE/CES. O Professor de Física deve estar atento aos avanços científicos e tecnológicos e à necessidade de constante atualização de sua prática docente como forma de suprir as demandas crescentes da sociedade moderna, além de estar atento às questões ambientais e de caráter étnico e racial.

Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Física visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Física do UniFAVENI visa formar profissionais capazes de compreender os fenômenos e os processos mecânicos, ópticos, termodinâmicos e eletromagnéticos sob os pontos de vistas clássico e moderno; sua importância e aplicações na construção de materiais e equipamentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e experimental da física.

Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Física é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de Físico-educador, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1304/2001. Além disso, o profissional Licenciado em Física estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Física e Ensino de Física.

Objetivos específicos

Oportunizar sólida formação científica e técnica nas áreas clássicas e modernas da Física e sua articulação com o ensino de Física;
Desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Física.
Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Física.
Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;

Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;

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Grade Curricular

1º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD 40
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS 20
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 40
LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL 60
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 60
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60
PRÁTICA PEDAGÓGICA I: ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES 100
TOTAL 380
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I 38

2º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 60
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO 60
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO 40
PRÁTICA PEDAGÓGICA II: GESTÃO ESCOLAR 100
TOTAL 380
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II 38

3º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 60
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE 40
FÍSICA GERAL 60
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA 60
BIOLOGIA GERAL 40
PRÁTICA PEDAGÓGICA III: GESTÃO DA APRENDIZAGEM 100
TOTAL 380
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III 38

4º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 40
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 60
QUÍMICA GERAL 60
FÍSICA I 60
PRÉ CÁLCULO 60
GEOMETRIA ANALÍTICA 60
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV: ENSINO DA FÍSICA E PRÁTICAS DE LABORATÓRIO 100
TOTAL 440
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV 45

5º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 40
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA 60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 60
FÍSICA II 60
ÁLGEBRA LINEAR 60
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 100
TOTAL 440
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V 44

6º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 60
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 60
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA 60
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 60
FÍSICA III 60
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II 100
TOTAL 460
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI 46

7º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 60
ELETIVA I - FENÔMENOS DE TRANSPORTE 60
TERMODINÂMICA 60
MECÂNICA GERAL 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III 100
TOTAL 400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII 45

8º Período

Disciplina CH Semestral CH Extensão
ELETROMAGNETISMO 60
ÓPTICA 60
FÍSICA MODERNA 60
ELETIVA II - ELETRÔNICA APLICADA 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 60
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV 100
TOTAL 400
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII 45
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 100
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.380

Documentação

1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.

A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA  EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.

Reconhecimento

Funcionamento

Conheça o coordenador do curso:

O Prof. Dr. Wanderson de Paula Pinto possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade da Região Serrana – FARESE (2010), Licenciatura em Física pela UNIMES (2018), pós-graduação em Docência do Ensino Superior – FARESE (2011), mestrado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos, pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013) e doutorado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2019).

Atualmente é professor de Ensino Superior e professor da Educação Básica. Possui experiência nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Análise de Dados, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática, Ensino de Ciência e Matemática na Educação Básica, STEAM Education, Probabilidade e Estatística aplicada, Análise de Séries Temporais com missing data, Análise Espectral de Séries Temporais, Programação em R, Poluição Atmosférica, Dispersão de Contaminantes Atmosféricos e Licenciamento Ambiental. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3452133768614018.

Outras Informações

Investimento

Preço
Valor a Consultar
de R$ 179,90
por R$ 119,90

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