LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
O egresso do curso de graduação em Letras, licenciatura EAD, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, será capaz de exercer a docência em Língua Portuguesa e Lingua Inglesa no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção em língua e literatura, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente, promover a igualdade e a inclusão.
Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão edo sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social eparticipará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo,lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
Objetivos do Curso
| MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS, HABILTIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA E LITERATURAS (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
| 1º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
| ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
| LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
| FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA | 20 | 40 | 60 | |
| INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 20 | 20 | 20 | 60 |
| FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 20 | 20 | 60 |
| LÍNGUA PORTUGUESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 60 | 60 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 60 | 60 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 180 | 80 | 260 | 520 |
| 2º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
| FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
| DIDÁTICA | 60 | 60 | ||
| FUNDAMENTOS ETIMOLÓGICOS | 20 | 10 | 10 | 40 |
| MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 30 | 10 | 60 |
| LINGUÍSTICA I | 20 | 30 | 10 | 60 |
| TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA | 20 | 30 | 10 | 60 |
| LÍNGUA INGLESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 60 | 60 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 200 | 120 | 200 | 520 |
| 3º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
| POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
| SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
| GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
| SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 50 | 80 |
| SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| LITERATURA BRASILEIRA I | 20 | 10 | 30 | 60 |
| LÍNGUA PORTUGUESA II | 40 | 10 | 10 | 60 |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 60 | 60 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 60 | 60 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 40 | 280 | 540 |
| 4º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
| POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
| METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| LÍNGUA INGLESA II | 20 | 10 | 30 | 60 |
| LÍNGUA PORTUGUESA III | 40 | 10 | 10 | 60 |
| LITERATURA DE LÍNGUA IINGLESA I | 40 | 10 | 10 | 60 |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 60 | 60 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 120 | 120 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 300 | 40 | 180 | 520 |
| 5º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
| PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
| HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
| METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA | 10 | 20 | 10 | 40 |
| LÍNGUA INGLESA III | 20 | 20 | 20 | 60 |
| LINGUÍSTICA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
| LITERATURA BRASILEIRA II | 20 | 20 | 20 | 60 |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 60 | 60 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 120 | 120 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 250 | 80 | 190 | 520 |
| 6º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
| DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
| LITERATURA BRASILEIRA III | 20 | 20 | 20 | 60 |
| LÍNGUA INGLESA IV | 20 | 20 | 20 | 60 |
| GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS | 20 | 40 | 60 | |
| INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À EDUCAÇÃO | 20 | 10 | 10 | 40 |
| LITERATURA INFANTOJUVENIL | 20 | 20 | 20 | 60 |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 60 | 60 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 100 | 100 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 240 | 90 | 190 | 520 |
| 7º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
| EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
| LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA II | 20 | 30 | 10 | 60 |
| LITERATURA PORTUGUESA I | 20 | 20 | 20 | 60 |
| LÍNGUA INGLESA V | 20 | 10 | 10 | 40 |
| METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO | 20 | 10 | 10 | 40 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
| COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 100 | 100 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 120 | 200 | 540 |
| 8º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| LITERATURA PORTUGUESA II | 40 | 10 | 10 | 60 |
| LÍNGUA PORTUGUESA IV | 40 | 10 | 10 | 60 |
| LITERATURAS AFRICANAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| ENSINO DE LITERATURA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 100 | 100 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 300 | 100 | 120 | 520 |
| COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA II | 60 | 60 | ||
| LITERATURA, CINEMA E CULTURA BRASILEIRA | 60 | 60 | ||
| LINGUAGEM, COGNIÇÃO E COMUNICAÇÃO | 60 | 60 | ||
| OFICINA DE LITERATURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 60 | 60 | ||
| QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
| COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 3040 | |||
| ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 440 | |||
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 720 | |||
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
| CARGA HORÁRIA | 4300 | |||
| (*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias. | ||||
| QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
| FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
| CH PRESENCIAL | 1910 | 44.42 | ||
| CH SÍNCRONA MEDIADA | 670 | 15.58 | ||
| CH ASSÍNCRONA | 1620 | 37.67 | ||
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 2.33 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL | 4300 | 100,00 | ||
Titulação
A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do professor Francisco das Chagas Galvão de Lima, licenciado em Letras/Português e Pedagogia, com especialização em Ensino de Língua Inglesa. Mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, e doutorado sanduiche na Universidade de Valencia, Espanha, através do edital CAPES/2017.
Coordenador Do Curso
ESTRUTURA CURRICULARA estrutura curricular do curso considera a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total (em horas/relógio). Além disso, evidencia a articulação da teoria com a prática, a oferta do componente curricular LIBRAS e mecanismos de familiarização com a modalidade a distância. Explicita claramente a articulação entre os componentes curriculares no percurso de formação e apresenta elementos comprovadamente inovadores.
A flexibilidade curricular é uma estratégia necessária para tornar o aprendizado mais significativo frente à diversidade e aos requerimentos, demandas e expectativas de desenvolvimento regional e nacional. Assim, foi incorporada no curso por meio da(s): previsão de componente curricular eletivo, de livre escolha pelos discentes; previsão de Atividades Complementares, que são desenvolvidas na área de interesse do discente; metodologia proposta, que aproveita todas as possibilidades e cenários de aprendizado possíveis; estratégias de acessibilidade metodológica; gestão da matriz curricular (o órgão colegiado do curso e o NDE são os fóruns privilegiados de concepção e implantação da flexibilização); atividades de práticas pedagógicas; atividades de iniciação científica e extensão (os conteúdos dos componentes curriculares não são a essência do curso, mas sim referência para novas buscas, novas descobertas, novos questionamentos, oferecendo aos discentes um sólido e crítico processo de formação, voltado ao contexto educacional, socioeconômico, ambiental e do mundo do trabalho).
Estrutura Curricular
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
As formações mais completas do Brasil estão aqui, escolha dentre mais de 1000 cursos em diversas categorias que vão transformar sua carreira!
Cursos relacionados

