INTELIGÊNCIA DE MERCADO E ANÁLISE DE DADOS – TECNÓLOGO EAD
Estudantes e que desejam iniciar sua carreira na área de tecnologia atuando desde infraestrutura, sistemas e serviços desde nível técnicos, analista e gestão. Profissionais que desejem atuar ou já atuam em áreas de tecnologia, processos e negócios, que visam buscar um cargo de gestão, técnico e analista na área de TI.
Objetivos do Curso
O Curso Superior de Tecnologia em Inteligência de Mercado e Análise de Dados da FAVENI tem por objetivo formar profissionais capazes de desenvolver habilidades e competências teórico-práticas para analisar, projetar, desenvolver, gerenciar e implantar projetos de gestão de dados para a Inteligência de Mercado e Análise de Dados baseados em múltiplas performances permitindo sua inserção no mercado de trabalho e seu crescimento profissional. O curso procura formar para a apropriação de conhecimentos matemáticos, para o uso de novas metodologias e ferramentas tecnológicas e computacionais. Objetiva-se também realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação e suporte, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.
São objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência de Mercado e Análise de Dados, modalidade EAD:
a) Capacitar o estudante para o desenvolvimento de projetos com banco de dados;
b) Promover sólida formação técnica-científica para analisar, prospectar e garimpar elevadas quantidades de dados desestruturados para traçar estratégias e tomar decisões nas organizações;
c) Capacitar o aluno a empregar inteligência de mercado de modo a articular pensamento estratégico com a gestão da organização;
d) Capacitar o aluno a criar dashboards para monitoramento de indicadores-chaves e relatórios com dados relevantes para o processo de tomada de decisão;
e) Suprir as demandas do mercado e de organizações diversas por profissionais capacitados a atuarem na área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados;
f) Desenvolver competências e habilidades que capacitem o profissional a planejar e executar projetos em Inteligência de Mercado e Análise de Dados;
g) Compor equipes na área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados;
h) Utilizar a tecnologia para soluções cotidianas;
i) Prestar consultoria técnica em Inteligência de Mercado e Análise de Dados;
j) Aprimorar e desenvolver o potencial do seu corpo docente e discente por meio de cursos de extensão para capacitação;
k) Desenvolver a capacidade crítica do discente, proporcionando-lhe conexão dos saberes e fazeres;
l) Permitir que os discentes desenvolvam diversas formas de argumentação, tanto oral quanto escrita, como relatórios, textos e seminários, de modo claro e objetivo.
MERCADO DE TRABALHO
Dessa forma, ao concluir o curso o diplomado pode atuar como Tecnólogo, consultor e/ou assessor em:
– Empresas de tecnologia;
– Bancos;
– Startups;
– Empresas de planejamento e marketing;
– Consultoria em Inteligência de Mercado e Análise de Dados;
– Empresas de segurança cibernética;
– Centros de pesquisa;
– Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| INTRODUÇÃO AO EAD | 60 |
| LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMO | 80 |
| ESTRUTURA DE DADOS | 80 |
| ESTATÍSTICA | 80 |
| ARQUITETURA DE COMPUTADORES | 80 |
| COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE | 60 |
| POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 60 |
| TOTAL | 500 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 50 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| FUNDAMENTOS DE BIG DATA | 80 |
| SEGURANÇA DE DADOS | 80 |
| INTRODUÇÃO AO BANCO DE DADOS | 80 |
| METODOLOGIA CIENTÍFICA | 80 |
| ARQUITETURA DE DADOS | 80 |
| ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL E MINERAÇÃO DE DADOS (DATA MINING) | 80 |
| TOTAL | 480 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 48 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO | 80 |
| GERENCIAMENTO DE DADOS EM NUVEM | 80 |
| DESENVOLVIMENTO E MONITORAMENTO DE DASHBOARDS | 80 |
| GOVERNANÇA DE DADOS E QUALIDADE DE DADOS | 80 |
| SISTEMAS OPERACIONAIS | 80 |
| BANCO DE DADOS APLICADO A BIG DATA | 80 |
| ELETIVA | 80 |
| TOTAL | 560 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 56 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| DATA WAREHOUSE E DATA MART | 80 |
| IOT – INTERNET OF THINGS | 80 |
| VISUALIZAÇÃO DE DADOS E STORYTELLING | 80 |
| PROGRAMAÇÃO PARA OBJETOS | 80 |
| MODELAGEM DE SISTEMAS | 80 |
| LIBRAS | 60 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 |
| TOTAL | 520 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 62 |
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 |
As formações mais completas do Brasil estão aqui, escolha dentre mais de 1000 cursos em diversas categorias que vão transformar sua carreira!
Cursos relacionados

