GESTÃO DE QUALIDADE – TECNÓLOGO EAD
O perfil profissional do egresso está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, e expressa as competências a serem desenvolvidas pelo discente e as articula com necessidades locais e regionais, havendo planejamento para sua ampliação em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.
Objetivos do Curso
Os objetivos do curso estão implementados, considerando o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade tem como objetivo geral formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos para entender a importância da visão e do raciocínio estratégico a serem aplicados às gestões com foco em qualidade, realizando atividades de planejamento, operação, controle e avaliação dos processos organizacionais.
Objetivos EspecíficosSão objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade:
Formar tecnólogos para atender às necessidades do mercado de Guarulhos e na região metropolitana de São Paulo; Formar profissionais que assimilem o processo das organizações, relacionados a incrementos de normatização da qualidade, com elevação dos níveis de produtividade; Favorecer o fortalecimento da competitividade de mercado das empresas; Formar profissionais com capacidade gerencial para atuação nas empresas, própria ou de terceiros, atendendo à demanda e à tendência de mercado; Atender a demanda em expansão do setor de serviços no município de Guarulhos e na região metropolitana de São Paulo.O Eixo Tecnológico “Gestão e Negócios” compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ainda:
Ações de planejamento, avaliação e gestão de pessoas e processos referentes aos negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação; Busca pela qualidade, produtividade e competitividade; Utilização de tecnologias organizacionais; Comercialização de produtos; Estratégias de marketing, logística e finanças.Saiba Mais
| Disciplina | C.H. Semestral |
|---|---|
| INTRODUÇÃO A EAD | 60 |
| INFORMÁTICA APLICADA | 60 |
| MODELOS DE GESTÃO | 60 |
| PRÉ-CÁLCULO | 60 |
| MATEMÁTICA | 60 |
| POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 40 |
| COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL | 60 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 40 |
| Disciplina | C.H. Semestral |
|---|---|
| GESTÃO DA QUALIDADE | 80 |
| RELAÇÕES INTERPESSOAIS E EMPRESARIAIS | 60 |
| SISTEMAS DE GARANTIA DA QUALIDADE | 80 |
| SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 60 |
| GESTÃO POR COMPETÊNCIAS | 60 |
| ELETIVA | 60 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 40 |
| Disciplina | C.H. Semestral |
|---|---|
| GESTÃO DA PRODUÇÃO | 80 |
| PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE | 80 |
| CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO | 80 |
| PESQUISA OPERACIONAL | 80 |
| LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS | 80 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 40 |
| Disciplina | C.H. Semestral |
|---|---|
| CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL | 80 |
| SEGURANÇA DO TRABALHO E ERGONOMIA | 80 |
| GESTÃO AMBIENTAL E TRATAMENTO DE RESÍDUOS | 80 |
| ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA PRODUÇÃO | 80 |
| AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÕES | 80 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 |
| TOTAL | 460 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 56 |
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 |
A estrutura curricular do curso está implementada, e considera a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total (em horas/relógio). Além disso, evidencia a articulação da teoria com a prática, a oferta do componente curricular LIBRAS e mecanismos de familiarização do educando à EaD. Explicita claramente a articulação entre os componentes curriculares no percurso de formação e apresenta elementos comprovadamente inovadores.
Estrutura Curricular
COORDENAÇÃO DE CURSOTitulação
A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade da professora Sabrina Pereira Uliana Pianzoli, que é graduada em Administração e possui mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE).
A Coordenação adjunta é da professora Joice dos Santos Alves é graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e possui mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional pelo PGPCI – UFPB, com ênfase na linha de gestão governamental e social.
Experiência Profissional, no Exercício da Docência Superior e de Gestão Acadêmica.
O Coordenador de Curso possui experiência profissional, na docência superior e de gestão acadêmica, que somadas é maior que 31 anos.
A professora Joice dos Santos Alves possui experiência profissional e na docência superior.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
As formações mais completas do Brasil estão aqui, escolha dentre mais de 1000 cursos em diversas categorias que vão transformar sua carreira!
Cursos relacionados

