EDUCAÇÃO ESPECIAL – LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL
Objetivos do Curso
| MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (LICENCIATURA, SEMIPRESENCIAL) | ||||
| 1º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | 20 | ||
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
| ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
| LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | 60 | ||
| PSICOPEDAGOGIA | 20 | 20 | 40 | |
| NEUROFISIOLOGIA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES | 20 | 10 | 30 | 60 |
| PSICOMOTRICIDADE | 40 | 40 | ||
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO I | 40 | 40 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 20 | 20 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 100 | 40 | 260 | 400 |
| 2º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 | 40 | ||
| FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
| DIDÁTICA | 40 | 40 | ||
| TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ACESSIBILIDADE | 20 | 10 | 10 | 40 |
| PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL | 20 | 10 | 10 | 40 |
| PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO | 30 | 10 | 40 | |
| DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 30 | 10 | 40 | |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II | 40 | 40 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 40 | 40 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 90 | 170 | 400 |
| 3º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | 40 | ||
| POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
| SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 40 | ||
| GESTÃO ESCOLAR | 40 | 40 | ||
| PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | 20 | 10 | 10 | 40 |
| ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL | 20 | 10 | 10 | 40 |
| PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO III | 40 | 40 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 40 | 40 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 160 | 40 | 200 | 400 |
| 4º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | 40 | ||
| POLÍTICAS AMBIENTAIS | 40 | 40 | ||
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
| METODOLOGIA DO ENSINO NA EDUCAÇAO ESPECIAL | 20 | 10 | 10 | 40 |
| COTIDIANO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 20 | 10 | 10 | 40 |
| ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 | 40 | ||
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 20 | 40 | 60 | |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO IV | 40 | 40 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 60 | 60 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 140 | 40 | 220 | 400 |
| 5º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 40 | 40 | ||
| PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | 40 | ||
| HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 40 | 40 | ||
| ENTRETENIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| PENSAMENTO, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO | 20 | 40 | 60 | |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO V | 40 | 40 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V | 60 | 60 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 160 | 50 | 190 | 400 |
| 6º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | 40 | ||
| DIREITOS HUMANOS, CULTURA DA IGUALDADE E VALORIZAÇÃO DA MULHER | 40 | 40 | ||
| ENSINO DE MATEMÁTICA | 20 | 10 | 10 | 40 |
| ENSINO DE ARTES | 20 | 10 | 10 | 40 |
| AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 | 10 | 10 | 60 |
| CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO ESPECIAL | 20 | 10 | 10 | 40 |
| INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À EDUCAÇÃO | 10 | 10 | 20 | 40 |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VI | 40 | 40 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI | 60 | 60 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 210 | 50 | 140 | 400 |
| 7º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | 40 | ||
| EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | 40 | ||
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) | 10 | 40 | 10 | 60 |
| METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO | 20 | 10 | 10 | 40 |
| COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO I | 60 | 60 | ||
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 50 | 10 | 60 | |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VII | 40 | 40 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VII | 60 | 60 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 130 | 100 | 170 | 400 |
| 8º SEMESTRE | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | 20 | 10 | 10 | 40 |
| PSICOFARMACOLOGIA | 40 | 10 | 10 | 60 |
| ATELIER PEDAGÓGICO E EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 | 10 | 10 | 60 |
| COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO II | 60 | 60 | ||
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 50 | 10 | 60 | |
| PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO VIII | 60 | 60 | ||
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VIII | 60 | 60 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE | 220 | 80 | 100 | 400 |
| COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL | |||
| P | SM | A | TOTAL | |
| MUNDO DO TRABALHO, PARCERIAS E REDES DE APOIO NA INCLUSÃO ESCOLAR | 60 | 60 | ||
| INOVAÇÃO EDUCACIONAL | 60 | 60 | ||
| TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | 60 | 60 | ||
| DEBATES PROPOSTOS PELA BNCC: GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E ENSINO RELIGIOSO | 60 | 60 | ||
| QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
| COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | |||
| COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS, INCLUINDO ELETIVOS | 2460 | |||
| ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | 340 | |||
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 | |||
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | |||
| CARGA HORÁRIA | 3300 | |||
| (*) As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias acadêmicas, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino ministrado no curso de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI, que são prioritárias. | ||||
| QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | ||||
| FORMATOS | CARGA HORÁRIA | PERCENTUAL | ||
| CH PRESENCIAL | 1260 | 38.18 | ||
| CH SÍNCRONA MEDIADA | 490 | 14.85 | ||
| CH ASSÍNCRONA | 1450 | 43.94 | ||
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) | 100 | 3.03 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL | 3300 | 100 | ||
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
As formações mais completas do Brasil estão aqui, escolha dentre mais de 1000 cursos em diversas categorias que vão transformar sua carreira!
Cursos relacionados

