Como fazer parte dessa estatística?

Muitas empresas tiveram que adaptar seus processos de recrutamento para o ambiente digital durante a pandemia e algumas delas irão manter esses processos: entrevistas à distância são mais comuns agora do que eram antes.

Apesar da pandemia, as empresas continuaram contratando talentos: segundo dados, o recrutamento inteiramente online cresceu entre 25% e 165% nos últimos dois meses. Os recrutadores utilizam plataformas e redes sociais, e é lá que o candidato deve estar.

As entrevistas são feitas remotamente por meio de videoconferências e os testes são feitos via web. As empresas passaram a entrevistar, contratar e treinar novos colaboradores através da internet, das redes sociais e aplicativos de conversa.

Resta a dúvida: como ter sucesso em um processo de recrutamento digital? Separamos algumas dicas para que você consiga se dar bem nessa nova situação:

✔️Esteja bem apresentável: não precisa investir em roupas caras, mas é importante que elas estejam limpas e alinhadas. Não exagere nos acessórios que podem chamar mais atenção do que você.

✔️Teste o equipamento e a conexão antes da entrevista: imagina estar no meio da entrevista e não conseguir conversar com o recrutador? Faça testes e identifique se tudo está funcionando corretamente.

✔️Verifique a conexão para não ocorreram quedas ou problemas técnicos: se for preciso, recorra à internet do celular ou procure um local onde o sinal é melhor. Vale também recorrer à conexão de amigos e parentes.

✔️Escolha um ambiente organizado e silencioso: procure um espaço iluminado onde você não será interrompido. Lembre-se que a conversa com o recrutador é extremamente importante e que falhas na comunicação podem prejudicar o candidato.

✔️Tenha em mãos o seu currículo atualizado: para facilitar a tarefa de falar sobre você mesmo, tenha um currículo atualizado em mãos para poder falar sobre as suas experiências, lugares onde você trabalhou e todos os cursos, qualificações e pós-graduações que o candidato concluiu.

✔️Seja pontual: o recrutador começa a avaliar o candidato já no primeiro momento, inclusivo se houve ou não atrasos. Utilize despertadores e procure não se atrasar. Caso aconteça algum imprevisto, avise o recrutador.

Para melhorar o seu currículo e aumentar as chances de contratação é ideal investir em uma pós-graduação: candidatados pós-graduados se destacam dos demais. Assim com a contratação à distância é algo comum, o ensino à distância também é.

Você pode sair dessa crise com uma nova pós-graduação, já pensou nisso? O Centro Universitário Faveni oferece mais de 1.000 cursos de pós-graduação EaD, acesse nossos cursos e saiba mais, venha estudar com a gente e garanta um futuro melhor!

agencia