Confira algumas dicas

Usar referências de outros autores para criar e defender as suas teses ou dissertações é algo que se espera dos alunos de pós-graduação. Amparar as sua ideias e conclusões a partir de trabalhos de outros autores é o indicado.

Alguns estudantes, no entanto, se questionam sobre como fazer isso sem cair no plágio. O plágio acontece quando se reescreve frases, citações ou conceitos de outros autores sem dar os devidos créditos.

Muitas vezes, o plágio acontece sem que o aluno perceba, sem a intenção de copiar sem creditar a fonte, mas por falta de atenção ou de conhecimento sobre as normas e regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O estudante precisa citar em sua tese, dissertação ou defesa quem é ou quais são os autores consultados para que ele chegasse àquela conclusão. É preciso que alguns cuidados, algumas regras sejam seguidas para evitar esse problema.

É muito importante que o uso de qualquer referência seja explicitado no próprio trabalho. Como fazer isso? Separamos algumas dicas para que o seu processo de escrita se torne mais fácil e correto, confira:

➡️A melhor forma de evitar o plágio é mencionar o autor do qual as ideias usadas se originam assim que uma ideia for usada;

➡️A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) apresenta uma série de regras que devem ser seguidas para que o seu trabalho seja feito de maneira correta;

➡️Em todas as citações feitas deve haver informações sobre o conceito original: nome do autor (sobrenome), ano de publicação da edição usada e o número da página onde se encontra a ideia usada.

A ABNT sugere dois tipos possíveis de citações, a direta e a indireta. A direta é quando o estudante quer fazer a transcrição fiel de um trecho, ou seja, “copiar e colar” uma citação: nesse caso, ela deve vir entre aspas.

Já a indireta acontece quando o estudante decide parafrasear o autor em vez de usar exatamente as mesmas palavras usada por ele ou ela. Dessa forma, o aluno usa as próprias palavras dele para explicar o que foi dito pelo autor.

É importante seguir as recomendações da citação direta ao mencionar o sobrenome do autor na referência. Essas são algumas dicas, para saber mais vale a pena conferir as normas da ABNT.

Seguindo essas dicas os seus trabalhos serão avaliados sem grandes problemas. Com o tempo e a prática, escrever teses, dissertações e defesas se torna mais fácil. Seguir as normas de maneira correta evita que seus trabalhos sejam mal avaliados.

agencia